Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57644

Compartilhe esta página

Título: Guia Didático de Trelas e Telas para experiências audiovisuais em sala de aula
Autor(es): Santos, Beatriz Cristina Elias dos
Palavras-chave: Audiovisual; Linguagem; Trelas; Telas; Cinema; Formação
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos, Beatriz Cristina Elias dos. Guia Didático de Trelas e Telas para experiências audiovisuais em sala de aula.
Descrição: Este é um produto didático-pedagógico com uma abordagem teórico-prática. É indicado para educadores de maneira geral, por profissão ou por vocação, que gostem de brincar, de criar, de “trelar” e para aqueles que enxergam nas telas um caminho de concretização do imaginário humano. Iniciando nossa conversa, precisamos falar sobre “trelas”, termo que em nossa Região Nordeste, em especial no Recife, representa a ideia de travessuras, de peraltices feitas por crianças. A expressão linguística é sempre associada a meninos e meninas “danados”. Aproveito essa expressão e a associo à criatividade, à liberdade e ao aprendizado. Apresento em todo o percurso a expressão “trelas e telas”. Trelas de brincar, trelas do olhar, trelas de ouvir, trelas de sentir, trelas de criar histórias e filmes. Um repertório para inspirar a criação de estratégias de ensino- aprendizagem por meio da linguagem audiovisual. A Caixa de trelas e telas é um produto de uma Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Básica, defendida e aprovada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu objetivo é promover uma aproximação entre as linguagens audiovisual e educacional de modo a favorecer tanto educadores quanto estudantes, ao abrir um leque de possibilidades de experienciar “trelas” audiovisuais com tecnologias analógicas e digitais. As experiências aqui abordadas perpassam por recursos construídos por estudantes e educadores – o enquadramento, o incentivo ao olhar, as leituras visuais, os brinquedos ópticos e outras linguagens que o audiovisual proporciona. As produções trazem sugestões de atividades que incentivam o protagonismo de docentes e discentes, ao potencializar as possibilidades de autoria de narrativas que abordem a realidade e a imaginação de estudantes e professores, sobretudo a partir de suas familiaridades de pertencimento em sua regionalidade. A satisfação em compartilhar esta pesquisa tem um valor ímpar, pois, através dessa abordagem, atestei o quanto o mundo das telas pode proporcionar a estudantes e educadores sorrisos, lágrimas, olhares e experiências. Minha gratidão a todos os envolvidos na minha pesquisa! Que a Caixa de trelas e telas seja sempre uma via de exercício da imaginação, da interação e do afeto entre estudantes e professores. Que a Educação Audiovisual contida nela adoce a realidade de alunos das escolas municipais em minha cidade. E que a aprendizagem e a imaginação sejam um novo caminho trilhado para muitas trelas e telas. Beatriz Cristina Elias dos Santos Professora, Pedagoga e professora- multiplicadora da rede municipal do Recife, especialista em novas linguagens de ensino e Pesquisadora do Mestrado Profissional Educação Básica da UFPE
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57644
Aparece nas coleções:Produtos de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIA_trelas e telas_Experiencias Sala de Aula Beatriz Santos.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons